quem somos

A Amigos da Estrela – Associação de Solidariedade Social foi constituída no dia 13 de Outubro de 2017, por um grupo de cidadãos maioritariamente residentes na freguesia da Estrela.  ​Estamos a fazer crescer o projeto SOUMA de todas as partes e temos como principal objetivo combater o isolamento e exclusão social independentemente da idade ou circunstância de vida.

Com este projeto aproveitamos o potencial de cada um como agente de transformação da sua vida e assim da própria comunidade que fica enriquecida com a diversidade de contributos, valorizando cada Um com vista ao bem comum.

Todos são bem-vindos, necessários e convidados a participar neste processo de transformação, com vista a uma comunidade mais solidária mais atenta e assim mais consciente e humana – mais feliz, segura e tranquila.

A nossa casa funciona como ponto de encontro, uma espécie de porto de abrigo. Um dos problemas transversais às pessoas que apoiamos é a falta de rede, familiar ou amizades, que  tanta diferença faz nas dificuldades ao longo da vida. Na nossa casa forma-se uma comunidade e cria-se essa rede entre todos.

A NOSSA VISÃO

Acreditamos que é através da mobilização coletiva que se consegue restaurar a esperança e ajudar quem precisa a recuperar a sua dignidade e autonomia.

Contamos consigo!

Reunir o Bairro

Restaurar a Esperança

Recuperar a Dignidade

Restituir a Autonomia

Reabilitar o Valor

A NOSSA MISSÃO

“Transformar vidas, valorizando cada Um com vista ao Bem Comum.”

OS NOSSOS VALORES

 Igualdade, Solidariedade, Sustentabilidade, Inovação, Diversidade, Partilha

OS NOSSOS OBJETIVOS

  • Contribuir para que existam cada vez menos pessoas em isolamento.
  • Contribuir para que existam cada vez menos pessoas com fome.
  • ​Recuperar os valores da vida em comunidade criando um espaço de partilha e aprendizagem ao serviço do Bem Comum.
  • Aproveitar a partilha de conhecimentos de múltiplas valências, dos diversos membros da comunidade, para a recapacitação, requalificação e valorização pessoal de todos.

  • Promover a sustentabilidade e a economia circular, nomeadamente a reutilização, restauração e renovação – de pessoas e bens.
  • Dentro de uma visão holística do ser humano, encaminhar e acompanhar processos de apoio social, psicológico ou de outra natureza, com vista à sua regeneração e autoestima pessoal.
  • Espaço inclusivo onde todas as pessoas se possam sentir valorizadas e reconhecer que são queridas através da sua dignificação e inserção na sociedade.