Cada pessoa é um ser único, com uma história de vida irrepetível. A SOUMA detém, sobre cada Um que nos procura, uma resposta individual focada nos seus problemas e bloqueios.
Operamos de 2 maneiras: através da nossa casa: lugar onde estabelecemos pontes entre as pessoas e através dos mais de 100 parceiros, buscamos a resolução dos problemas específicos de cada um com vista à sua requalificação, recapacitação mas acima de tudo à recuperação da sua vida com dignidade.
A nossa casa funciona como ponto de encontro, uma espécie de porto de abrigo. Um dos problemas transversais às pessoas que apoiamos é a falta de rede, familiar ou amizades, que tanta diferença faz nas dificuldades ao longo da vida. Na nossa casa forma-se uma comunidade e cria-se essa rede entre todos.
Através de uma rede telefónica de mais de 60 telefonistas asseguramos que todos têm companhia e que cada um tem a oportunidade de falar do seu dia, das suas dificuldades e assim receber outros apoios determinantes para ter uma vida melhor. Este acompanhamento permanente tem sido para muitos a única presença nestes dias de confinamento.